Imperativos Legais da posse de RAFPR
É da responsabilidade individual de cada participante jogar dentro da lei prevista de acordo com as regras para transporte, uso e porte de uma Reprodução de Arma de Fogo para Prática Recreativa (RAFPR), espelhadas Lei nº 50/2019 de 24 de julho, sexta alteração à Lei n.º 5/2006, de 23 de fevereiro tocante ao Regime Jurídico das Armas e suas Munições (RJAM), bem como obrigatoriedade de filiação para a prática de Airsoft previsto nos regulamentos das Associações Promotoras de Desporto (APD).
Fiscalização das armas
A RAFPR será previamente fiscalizada por Crony, despistando valores de potência fora do limite legal (energia à saída da boca do cano não superior a 1,3 joules), que em caso de prova será obrigado a colocar a RAFPR nas normas vigentes, caso contrário o praticante estará inibido de jogar. Esta medida poderá ser alvo de reinspecção ao longo do jogo.
Manuseio de Arma
O “Dedo Fora do Gatilho” e “Posição Segura de Cano” são as duas condutas básicas de segurança com a RAFPR, seja a primária ou a secundária, prevenindo disparos acidentais. A RAFPR deverá permanecer sempre travada em modo “Safe”, sem estar municiada (sem o carregador) e sem munições dentro da câmara do hop-up dentro da área de "Safe-Zone" e em todos os períodos em que não se esteja em jogo.
Safe Zone (Área Segura)
É o local onde os jogadores se reúnem para preparar RAFPR e se equiparem, sendo proibido efetuar disparo dentro nesta área segura, onde a circulação dentro da mesma só pode ser feita com a RAFPR em modo “Safe” e sem estar municiada (sem o carregador) obedecendo às recomendações descritas em “Manuseio de Arma”.
Área de Teste de Tiro
Local isolado onde os jogadores podem efetuar disparos de testes, verificação de potência, afinações de mira, hop-up e outros sistemas da RAFPR.
Proteção ocular
Uso dos óculos/goggles é expressamente obrigatório no decorrer de toda a atividade desportiva, excetuando-se a retirada dos mesmos para efeitos de limpeza das lentes, devendo ser feito em local resguardado e protegendo sempre o rosto.
Dead Red Rag / Tactical Spark Marker Light
Tratam-se de itens sinalizadores para quem for atingido em jogo indicando que está fora de competição, quer através de um pano vermelho ou sistema luminoso vermelho, clarificando a situação do jogador para com os restantes e inibindo ao próprio de ser novamente atingido.
Morto
Ao ser atingido o jogador deve gritar “MORTO”, levantar visivelmente o braço, usar o "Dead Red Rag / Tactical Spark Marker Light", saindo imediatamente da linha de tiro dos restantes jogadores para não transtornar o desenrolar do jogo. Logo de seguida deverá dirigir-se para o respetivo "Respawn" fazendo a progressão no campo pelo mesmo caminho de onde veio, não podendo passar informações sobre o jogo. Se um jogador for atingido por disparos realizados por membros da sua própria equipa (fogo amigo), esse jogador constitui-se como se tivesse sido atingido ou rendido por um jogador adversário.
Orientação de tiro
Não é permitido seja em que circunstância for efetuar “Tiro Cego” (disparo onde apenas a RAFPR é exposta sem que o atirador esteja visível) ou “Tiro a 90º” (disparo realizado em plano de orientação vertical ascendente ou descendente). Evite atingir na cabeça (head shot) privilegiando ao invés o tronco, pernas e braços, zonas inibidoras de causarem acidentes ou ferimentos consideráveis.
Rendição
Regra de bom senso e ética de jogo nas ocasiões em que o jogador se encontra muito próximo do seu adversário e abdica de realizar um disparo à "queima-roupa” evitando o risco de causarem acidentes ou ferimentos consideráveis. A rendição pode igualmente suceder nos casos em que o jogador rendido não vê seu adversário se aproximar dando-se automaticamente como morto em conformidade da regra “Morto”.
Para mais informações e inscrições, entra em contacto através do nosso WhatsApp.